A principal função do marketing é a de analisar o mercado, entender como ele funciona e isso significa entender o comportamento dos clientes, dos competidores, dos fornecedores etc.
Cabe à área de marketing de qualquer empresa entender como o seu mercado se comporta e traduzir esse entendimento em produtos e/ou serviços para a sociedade.
Boa parte dos hospitais e clínicas comete o equívoco de tratar o marketing como função somente de propaganda ou publicidade, reduzindo, e muito, a área de atuação e os benefícios que ele pode trazer. É comum também, no setor saúde, a associação do termo marketing como forma de enganar ou ludibriar o paciente/cliente, o que é pior ainda.
Na verdade, o marketing é muito mais amplo e sua aplicação na área de saúde é cheia de possibilidades.
Estamos vivendo um momento de muita instabilidade e incerteza, e só o que se pode afirmar de fato é que, de uma forma ou de outra, todos serão afetados com os impactos de um mundo pós Covid-19.
O mercado estima que a pandemia pode custar mais de US$2.7 trilhões à economia global. Não há como escapar desses impactos, porém há sim como minimizar os estragos.
Atualmente, o meio mais eficiente e assertivo de fazê-lo é através do investimento em marketing digital. Com o isolamento social as pessoas se voltam para o online como principal fonte de informação.
É preciso, portanto, ser estratégico com o objetivo de marketing da sua clínica, com o intuito de que esse posicionamento online será decisivo em momentos de retração da economia.
O marketing para saúde em tempos em crise deve ter como foco um principal o relacionamento.
Esse posicionamento online, com ações de branding estratégicas e sensíveis em momentos de crise são fundamentais para que sua empresa seja lembrada quando tudo isso acabar.
O marketing para saúde deve ter como foco um principal ponto: relacionamento.
Esse posicionamento online, com ações de branding estratégicas e sensíveis em momentos de crise são fundamentais para que sua empresa seja lembrada.
Ou seja, é preciso continuar no imaginário do seu público-alvo. Porém, não é interessante que o foco seja direcionado para o que antes eram as prioridades habituais da clínica, como a atração de clientes, por exemplo. A palavra da vez é humanização.